O papel plastificado VCI é formado pela combinação do papel kraft com o filme plástico, impregnados com o aditivo anticorrosivo VCI, do inglês Volatile Corrosion Inhibitor, que significa Inibidor Volátil de Corrosão.
O papel kraft neutro VCI recebe reforço mecânico de um filme de polietileno de baixa densidade (PEBD) de 20 micra, totalizando uma gramatura de 96 g/m², se tornando o que chamamos de papel plastificado VCI.
Além das características de proteção comuns ao papel VCI (embalagem de partes metálicas ferrosas/não ferrosas para armazenamento e transporte), a camada de polietileno adicionada agrega impermeabilidade e resistência mecânica. Por estas características, o papel plastificado VCI é amplamente utilizado na embalagem de peças maiores, que necessitam de um material mais robusto para embalá-lo.
Pela característica de impermeabilidade, o papel plastificado VCI é indicado para a embalagem de peças oleadas, seja este fluído protetivo ou proveniente de processos de usinagem, conferindo assim uma proteção anticorrosiva à peça e impedindo a migração do óleo para o interior da embalagem ao qual a peça foi condicionada.
E quanto ao descarte? Na condição de um material composto, papel combinado ao filme plástico, a sua reciclabilidade é dependente do processo de separação destes materiais isoladamente. Por ser um produto praticamente atóxico, o papel plastificado VCI não causa danos ao meio ambiente. Sendo totalmente biodegradável e reciclável.
Na Utipelco o fornecimento do papel plastificado VCI é realizado em bobinas ou folhas de diversos formatos, de maneira a atender à especificidade da utilização de cada cliente.